Moto: David Megre e a arte de bem gerir

21 março 2022

David Megre (KTM EXC) inscreveu o seu nome no quadro de honra da 2ª BP Ultimate Baja TT ACP, ao alcançar a vitória na categoria “Moto”, que trouxe emoção suplementar à prova do litoral alentejano.

Pontuável para o Campeonato Nacional de Rally Raid, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), a BP Ultimate Baja TT ACP 2022 reuniu alguns dos melhores pilotos portugueses das “duas rodas”, mas nenhum se destacou de forma tão veemente como David Megre.

Mostrando logo ao que vinha no Prólogo, onde estabeleceu a melhor marca, o piloto da KTM imprimiu um ritmo endiabrado nos 111,38 km do primeiro Setor Seletivo, acumulando uma vantagem de 6m36,5s para o segundo mais rápido, Mário Patrão (KTM Rally).

Uma diferença, desde logo, marcadamente difícil de anular pelo atual Campeão Nacional de Rally Raid e Europeu de Bajas, que tinha ainda que se defender do eventual ataque de Fábio Belo (Kawasaki), que terminou a primeira etapa na terceira posição provisória com um atraso de apenas 1m08,1s face a Patrão.

Na primeira etapa, referência, ainda, para a desclassificação de Daniel Jordão. O piloto da Husqvarna FX 350 2022 terminou o dia na segunda posição, mas foi excluído da prova por ter recebido assistência em zona proibida.

Depois do domínio evidenciado no dia inaugural, David Megre optou por uma estratégia de contenção na segunda e decisiva etapa, entrando em “modo de gestão”, controlando o cronómetro e o seu principal adversário na luta pelo triunfo.

Por seu lado, Mário Patrão não poupou esforços para tentar chegar à vitória, imprimindo um forte ritmo nos 157,880 km do SS2, mas já nem o triunfo na segunda etapa lhe permitiu “virar” a corrente da vitória, que, ao “cair do pano”, foi mesmo para Megre, pela diferença de 5m32,9s.

Nas palavras do vencedor, “Foi muito giro. No primeiro dia, ganhei o prólogo e o setor seletivo, pelo que acumulei uma boa vantagem. Hoje, a abrir a pista, foi um pouco gerir a corrida, numa estratégia que correu bem e numa prova com um formato diferente. Pessoalmente, para mim, a areia não foi novidade, mas acho ótimo que as provas possam ter diferentes tipos de piso. Aliás, hoje, começámos na Serra de Grândola, depois passámos por estradões rápidos e acabámos no pinhal de Grândola, cheio de areia. Ou seja, um percurso misto, giro para os pilotos, mas que exige constante adaptação às mudanças de terreno. Agora, vamos tentar fazer o melhor possível corrida a corrida, para terminar a época com o melhor resultado”.

O derradeiro lugar do pódio foi ocupado por Pedro Bianchi, em Honda CRF 450 Rx, com Fábio Belo, em Kawasaki Rally, a descer para o quarto lugar e Christophe Lajoine, em Honda CRF 450 Rx, a completar o “top five”.

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